sábado, 16 de março de 2013

Ser "Humano"


A vida sempre tem dois lados
E os lados sempre à vida
Pensando assim conseguimos observar e entender parte de nosso egoísmo
Esse egoísmo já absorvido pela sociedade
Um coletivo que se faz mais individualista a cada momento
Em nossos seres, no nosso individual
É comum querermos ganhar algo
Sempre procurando sermos vitorioso ou estou errado?
Acredito que não!
E nunca pensamos que nessa condição
Almejo ser melhor que uns e outros, melhor que ele, melhor que você
Você também está nessa condição
É claro que para algumas pessoas
Esse desejo está latente gritando na cara de todos nós
Para outras esse desejo é tímido e discreto
Mas ambos me desesperam
Se buscarmos o significado de vitória
Encontraremos algo relacionado a sucesso ou vantagem alcançada
Não serei hipócrita de fazer aqui um discurso
No qual fale para não sermos campeões
Não devemos almejar o sucesso
Claro que não é isso.
O que quero trazer aqui
É nada mais que uma possibilidade de reflexão
Uma possibilidade de pensar essa situação
De se conseguir o triunfo
Sem que se transforme mesquinho
Todos querem ser campeões na vida
Afinal sempre tentamos ser bom, se não o melhor
Naquilo em que fazemos e gostamos de fazer
Satisfaz-me muito quando alguém reconhece meu esforço
Minha dedicação
Isso já é parte de meu egoísmo...
Mas ao mesmo tempo tem o outro
Esse outro que pode almejar a mesma coisa que eu
Suponhamos que eu tenha conseguido esse reconhecimento, essa vitória
E o que faço? Desdenho dele por ele não ter conseguido?
Inferiorizo pra mostrar que sou melhor e que consegui?
Ainda que de modo singelo ou quase perceptível
Trazemos isso em nossas falas e gestos
Mas quanto absurdo não necessariamente consegui por ter sido melhor
Diversas variantes podem ter me auxiliado nessa vez, nesse momento
Ou ainda que eu ganhasse dezenas de vezes
Quando o ego ressalta o sucesso
Muitas vezes só o que se consegue ser visto
É o próprio ego brilhando, irradiando mais que o sol
Isso é triste, e afasta as pessoas de você
E como sermos mais humildes?
Sendo humilde, sendo humano.
Sempre tento pensar da seguinte
O sucesso é consequência e não objetivo.
Somente assim acredito ser “humano” quando a conquista é alcançada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário